Brazilian OperaBrazilian Symphonic Musiccontemporary operaNew MusicNew SongsPerformance ArtSongwriters

4a Imersão em Composição da Guarda 2025

 

4ª Imersão em Composição na Guarda: A Soprano

Quando: Das 8h do dia 2 de junho às 21h do dia 7 de junho de 2025

Diretor Artístico: João MacDowell
Diretora Musical: Elen Ortiz
Com Participação de:

  • Soprano Laiana de Oliveira
  • Ensemble Paloma Pitaya (liderado pela 1ª violinista Paloma Pitaya)

Realização do Instituto Educacional da Companhia Internacional de Ópera Brasileira (IBOC)
Em parceria com o Instituto Cultural Casa Nobre na Guarda do Embaú, Santa Catarina

Uma Experiência Imersiva em Composição

Participe de uma oficina de composição de ópera contemporânea em um dos cenários naturais mais belos do Brasil. Desperte ao som das baleias que vêm acasalar na baía e desfrute de pianos de cauda de última geração para práticas e criações. É a oportunidade perfeita para compor e colaborar em um paraíso tropical.

Corpo Docente do IBOC-Guarda Ensemble

  • João MacDowell – Professor
  • Elen Ortiz – Diretora Musical & Maestra
  • Laiana de Oliveira – Soprano
  • Paloma Pitaya – 1º Violino & Diretora de Ensemble

Compondo para a Ópera Nova

Oficina de Verão: “O Canto das Baleias”
9 a 14 de junho de 2025
Nesta época especial, as baleias chegam para acasalar na Baía de Guarda do Embaú. Você estará em contato com uma comunidade de músicos entusiasmados em explorar novas linguagens na composição. Os compositores selecionados terão suas obras apresentadas no concerto de encerramento.

Foco das Aulas:

  • Planejamento estrutural em ópera e outros formatos de longa duração
  • Características das vozes na ópera contemporânea
  • Escrita poliharmônica e policultural
  • Do pequeno ao grande: escrita temática e composições em grande escala
  • Ópera e colaboração
  • O compositor de ópera como força cultural
  • Estratégias para idealizar, demonstrar, realizar workshops e estrear produções

Os participantes desenvolverão habilidades em:

  • Escrita melódica e edição de texto para voz
  • Desenvolvimento harmônico e estruturação rítmica
  • Formas expandidas e padrões de notação
  • Estratégias de software para organizar partituras extensas
  • Técnicas de gravação remota, demos eletrônicas, orquestra virtual e mapeamento de andamento
  • Autocrítica e revisão

Inscrições & Valores

  • Preço (Alunos Estrangeiros): US$ 2.100
    • Valor Promocional (Early Bird): US$ 1.900 (até 31 de março de 2025)
  • Preço (Alunos Brasileiros): R$ 2.500,00
  • Prazo de Inscrição: 5 de julho de 2024 (análise contínua)
  • Hospedagem e Café da Manhã Incluídos (demais refeições e transporte não inclusos)

Bolsas Disponíveis

  • Para alunos do Instituto Casa Nobre que não precisem de hospedagem
  • Para pessoas brasileiras negras, indígenas, trans e PCDs

Informações Adicionais

  • Aulas ministradas em inglês e português.
  • Curso voltado para adultos; alunos excepcionais a partir de 10 anos podem ser considerados caso a caso, com autorização e acompanhamento para menores de 18 anos.
  • Dúvidas: contact@brazilianopera.com
  • Formulário de Inscrição: Clique aqui
  • Sites: brazilianopera.com | iboc.nyc

Pré-Requisitos Recomendados

  • Conhecimento básico de escrita musical e software de produção
  • Alguma experiência como compositor(a) e/ou arranjador(a)
  • Compositores que desejarem submeter obras vocais para serem consideradas para inclusão no concerto final devem enviar uma versão inicial para avaliação até 1º de maio de 2025.

Confira esta playlist com trabalhos de Oficinas de Composição anteriores do IBOC:



 
 

Bibliografia MacDowell, João: Poliharmonia e Consonância – Uma Abordagem Arquitectónica à Composição Contemporânea em Grande Escala (Work in Progress)

Persichetti, Vincent: Harmonia do Século XX, Aspectos Criativos e Prática. WW Norton & Company INC. Nova York © 1961.

Partch, Harry. A Gênese da Música. 2ª edição. Imprensa Da Capo. Nova York, 1974

ULEHLA, Ludmila. Harmonia Contemporânea. Música Avançada. Nova Iorque. 1995.

Tymoczko, Dmitri. Uma Geometria da Música: Harmonia e Contraponto na Prática Comum Estendida (estudos de Oxford em teoria musical). Oxford University Press, Inc.


João MacDowellDiretor Artístico do IBOC – Eu ministrarei o curso.

“uma novo pensador do gênero” (Johanna Paulsson, Dagens Nyheter)

O compositor brasileiro tem uma carreira que vai do punk à ópera. Suas apresentações incluem programas com o Metropolitan Opera NY e a New York Opera Alliance. João MacDowell cresceu sob a ditadura militar no Brasil em uma família de artistas e educadores, convivendo com pensadores da nossa cultura como Augusto Boal e José Celso Martinez Corrêa. Isso culminou em uma estratégia que chama de “Ópera do Oprimido.” João teve sua primeira Sinfonia estreada pela Orquestra Nacional de Brasília e é autor de cinco óperas, entre elas Tamanduá (Boston Metropolitan Opera Award), Plastic Flowers e O Sétimo Selo com libreto de Ingmar Bergman. Premiado duas vezes com residências Ingmar Bergman Estate, se apresentou solo como ato de encerramento da cerimônia de abertura do Centenário de Bergman, Fårö 2018. O concerto de ópera Sétimo Selo estreou no Museu de Arte Moderna de Estocolmo (Moderna) e em São Paulo, com o Conservatório de Tatuí. Desde 2013, MacDowell atua como Diretor Artístico da Companhia Internacional de Ópera Brasileira. Outras obras incluem câmara, eletrônica, coral, trilha sonora e canções.

Elen Ortiz – diretora musical e regente

Com mais de uma década de experiência em projetos sociais, Ele Ortiz é educadora musical e maestra. Sob orientação do Prof. Cláudio Antonio Esteves na UFSM, atuou como regente assistente de 2019 a 2022 no Coro de Câmara da UFSM, onde também cantou como contralto. Foi Coordenadora de Corais e Orquestras da Associação Orquestrando Arte de 2015 a 2019. Participou de diversos cursos intensivos de regência com maestros de diversos países, entre eles Roberto Tubaro (Espanha), Linus Lerner (Brasil), Márcio Buzzato (Brasil), Lígia Amadio (Brasil), Hanz Petter (Alemanha), Vladimir Silva (Brasil) e Erick Starck (EUA). Faz parte do Movimento Internacional de Mulheres Maestrinas e atualmente dirige a Orquestra do Instituto Casa Nobre.


Paloma Pitaya – compositora, diretora da ensemble, violino

A violinista e compositora brasileira Paloma Pitaya ganhou reconhecimento por suas realizações musicais. Concluiu o curso técnico na Academia de Música da Osesp (SP|2021-23), excursionando pelos Estados Unidos com a Osesp e se apresentando no Carnegie Hall. Especializada em performance e música de câmara, frequentou a Galamian International Academy (ES|2018-19). Pitaya é bacharel em violino pela Universidade Federal de Santa Maria (RS|2012-16). Como compositora residente da Fundación Antonio Gala para Jóvenes Creadores (ES|2020-21), é autora de um livro de 13 caprichos brasileiros para violino solo intitulado “Caprichoso Brasil”. Em 2023, ganhou o Prêmio Profissionais da Música de Melhor Autor Instrumental e foi finalista do Prêmio TOCA de Compositor. Profissionalmente, tocou em orquestras e grupos de câmara no Brasil e na Alemanha. Atualmente radicada em São Paulo, é uma das 12 compositoras selecionadas para o Estúdio de Composição de Gabriela Ortiz no Conservatório da OAcademy.