Brazilian OperaBrazilian Symphonic MusicIndigenous musicNew MusicNew SongsPerformance ArtSongSongwriters

Imersão em Composição na Guarda do Embau – O Canto da Baleia

O Instituto Educacional da Companhia Internacional de Ópera Brasileira está oferecendo oficina de curso de composição de ópera contemporânea em parceria com o Instituto Cultural Casa Nobre da Guarda do Embaú, Santa Catarina.

Desfrute de um curso imersivo com acesso a pianos de cauda de última geração enquanto acorda ao som do canto das baleias – uma experiência única em um dos ambientes naturais mais belos do Brasil. Junte-se a nós em um paraíso tropical e mergulhe na sua música.

Grupo IBOC-Nobre:

João MacDowell – professor

Elen Ortiz – diretora musical e maestra

Cristian Gonçalves – barítono e maestro

Sam Machado – piano

Paloma Pitaya – violino

Bibiana Ferreira – violino

Alessandra Bassani – viola

Clara Lamônaca – violoncelo

As novas formas da música vocal:
Compondo para a ópera nova.

Você ainda pode se inscrever nas Oficinas:
12 a 17 de agosto de 2024

Imersão em Composição  – O Canto das Baleias

Esta é uma época especial em que as baleias vêm acasalar na baía da Guarda do Embaú. Este curso é apoiado por uma comunidade de músicos ávidos por interagir e experimentar novas vozes na composição. Os compositores irão trabalhar com talentos locais e desenvolver novas composições. Os compositores selecionados serão incluídos no concerto de encerramento.

As aulas terão como foco:

Planejamento estrutural em ópera e outros estilos de longa duração.
Características das vozes no cenário operístico contemporâneo.
Escrita poliharmônica e policultural.
Do pequeno ao grande: escrita temática e estruturação de composições em grande escala.
Ópera e colaboração.
O compositor de ópera é uma força cultural.
Estratégias para pensar, demonstrar, realizar workshops e estrear produções.
Os alunos deverão desenvolver habilidades em escrita melódica, edição de texto para voz, desenvolvimento harmônico, estrutura rítmica, forma grande e expansiva, padrões de notação, estratégias de software para organização de partituras grandes, técnicas de gravação remota e demonstração eletrônica, orquestra virtual, mapa de andamento e autocrítica.

Preço para alunos estrangeiros: U$ 2.100,00

Check: https://brazilianopera.com/whale-songs/

Para alunos brasileiros: R$ 2500,00

Hospedagem e café da manhã incluídos.

(Não incluído: Outras refeições e transporte para Guarda do Embaú – Santa Catarina, Brasil)

Bolsas disponíveis para alunos do Instituto Casa Nobre que não precisem de hospedagem.

Bolsas disponíveis para pessoas brasileiras negras, indígenas, trans e PCDs.

Envie agora a tua ficha:

Formulário de Inscrição

Prazo de inscrição:  05 de julho de 2024

As inscrições são analisadas continuamente.
VAGAS LIMITADA!

As aulas serão ministradas em inglês e português.

O curso é para adultos. Alunos excepcionais a partir de dez anos serão avaliados caso a caso. Alunos menores de 18 anos devem ter autorização dos pais ou responsáveis e ser deixados e buscados na aula por um adulto responsável.

Dúvidas: contact@brazilianopera.com

brazilianopera.com

iboc.nyc

Pré-requisitos recomendados:
Conhecimento da escrita musical
Conhecimento básico de notação e software de produção musical
Alguma experiência como compositor e/ou arranjador

Bibliografia
MacDowell, João: Poliharmonia e Consonância – Uma Abordagem Arquitectónica à Composição Contemporânea em Grande Escala – WORK IN PROGRESS

Persichetti, Vincent: Harmonia do Século XX, Aspectos Criativos e Prática. WW Norton & Company INC. Nova York © 1961.

Partch, Harry. A Gênese da Música. 2ª edição. Imprensa Da Capo. Nova York, 1974

ULEHLA, Ludmila. Harmonia Contemporânea. Música Avançada. Nova Iorque. 1995.

Tymoczko, Dmitri. Uma Geometria da Música: Harmonia e Contraponto na Prática Comum Estendida (estudos de Oxford em teoria musical). Oxford University Press, Inc.

João MacDowellDiretor Artístico do IBOC – Eu ministrarei o curso.

“uma novo pensador do gênero” (Johanna Paulsson, Dagens Nyheter)

O compositor brasileiro tem uma carreira que vai do punk à ópera. Suas apresentações incluem programas com o Metropolitan Opera NY e a New York Opera Alliance. João MacDowell cresceu sob a ditadura militar no Brasil em uma família de artistas e educadores, convivendo com pensadores da nossa cultura como Augusto Boal e José Celso Martinez Corrêa. Isso culminou em uma estratégia que chama de “Ópera do Oprimido.” João teve sua primeira Sinfonia estreada pela Orquestra Nacional de Brasília e é autor de cinco óperas, entre elas Tamanduá (Boston Metropolitan Opera Award), Plastic Flowers e O Sétimo Selo com libreto de Ingmar Bergman. Premiado duas vezes com residências Ingmar Bergman Estate, se apresentou solo como ato de encerramento da cerimônia de abertura do Centenário de Bergman, Fårö 2018. O concerto de ópera Sétimo Selo estreou no Museu de Arte Moderna de Estocolmo (Moderna) e em São Paulo, com o Conservatório de Tatuí. Desde 2013, MacDowell atua como Diretor Artístico da Companhia Internacional de Ópera Brasileira. Outras obras incluem câmara, eletrônica, coral, trilha sonora e canções.

Elen Ortiz – diretora musical e regente da Casa Nobre.

Com mais de uma década de experiência em projetos sociais, Ele Ortiz é educador musical e maestro. Cláudio Antonio Esteves na UFSM, atuou como regente assistente de 2019 a 2022 no Coro de Câmara da UFSM e também cantou como contralto. Foi Coordenadora de Corais e Orquestras da Associação Orquestrando Arte de 2015 a 2019. Participou de diversos cursos intensivos de regência com maestros de diversos países, entre eles Roberto Tubaro (Espanha), Linus Lerner (Brasil), Márcio Buzzato (Brasil), Lígia Amadio (Brasil), Hanz Petter (Alemanha), Vladimir Silva (Brasil) e Erick Starck (EUA). Faz parte do Movimento Internacional de Mulheres Maestrinas e atualmente dirige a Orquestra do Instituto Casa Nobre.

Cristian Gonçalves – Barítono e Maestro

Cristian Gonçalves, músico versátil, destacou-se como maestro, cantor, compositor e arranjador. Realizações notáveis incluem a regência da orquestra sinfônica do IFSC no Concerto para Jovens Solistas de 2019 e a liderança da Polyphonia Khoros no concerto “Natal de Todos os Povos” de 2019. Estreou o oratório “Christus Lux”, de Vinicius Lole, em 2018, desempenhando diversas funções. Como solista, brilhou em óperas como “A Flauta Mágica” e “La Traviata” e participou de diversos concertos, notadamente com Padre Ney Brasil e Camerata Antiga de Curitiba. Rege múltiplos coros, educa através do projeto Viva Música, auxilia a Polyphonia Khoros e ensina técnica vocal. Além disso, dirige os ensaios de “Não Precisa ser Forte” e regeu diversos corais. Sua formação inclui estudos com maestros renomados como Gilberto Bittencourt e Mara Campos.

Paloma Pitaya – quarteto de cordas, violino

A violinista e compositora brasileira Paloma Pitaya ganhou reconhecimento por suas realizações musicais. Concluiu o curso técnico na Academia de Música da Osesp (SP|2021-23), excursionando pelos Estados Unidos com a Osesp e se apresentando no Carnegie Hall. Especializada em performance e música de câmara, frequentou a Galamian International Academy (ES|2018-19). Pitaya é bacharel em violino pela Universidade Federal de Santa Maria (RS|2012-16). Como compositora residente da Fundación Antonio Gala para Jóvenes Creadores (ES|2020-21), é autora de um livro de 13 caprichos brasileiros para violino solo intitulado “Caprichoso Brasil”. Em 2023, ganhou o Prêmio Profissionais da Música de Melhor Autor Instrumental e foi finalista do Prêmio TOCA de Compositor. Profissionalmente, tocou em orquestras e grupos de câmara no Brasil e na Alemanha. Atualmente radicada em São Paulo, é uma das 12 compositoras selecionadas para o Estúdio de Composição de Gabriela Ortiz no Conservatório da OAcademy.

Confira esta playlist com trabalhos de Oficinas de Composição anteriores do IBOC:

Sam Machado toca “Prelúdios e Fugas” de João MacDowell na Casa Nobre, Guarda do Embau, Brasil: