Back musicBrazilian JazzBrazilian OperaBrazilian Symphonic MusicCarnegie HallchorusConcertcontemporary operadanceIndigenous musicNew MusicNew SongsPartyPerformance ArtSongSongwriters

Março 2023 – João MacDowell: Masterclasse de Composição – Popular e Erudita

Masterclasse de Composição – Popular e Erudita
Composition Masterclass – Popular and Erudite

João MacDowell

Piano: Sam Machado

2023 – Casa Nobre – Guarda do Embau – Santa Catarina

20 a 24 de março
March 20th to 24th

25 de marçø Sábado/Saturday:

Concerto de Sam Machado: Premiere de uma seleção do livro de Prelúdios e Fugas de João MacDowell

Seções de 4 horas por dia com intervalo. Hopedagem incluída. R$500,oo
4 hour sessions. Housing included.

Vagas de ouvinte a custo reduzido para alunos engajados com a comunidade Casa Nobre.

Formulário de Inscrição

Application

PIX

O Sétimo Selo Produções

CNPJ: 319 086 60 0001 07

PROGRAMA

Segunda-feira –  Panorama da Composição Contemporânea. Pluriculturalismo. Ampliando o vocabulário. Um universo de possibilidades, abraçando técnicas populares e eruditas. Mapeando o território: Sons sem nota definida – Modalismo – Tonalismo – Polimodalismo – Politonalismo – Atonalismo. Sistemas de afinação: significados culturais e estratégias de organização. Microtonalismo e sistemas temperados, praticidade de 12TET. 17TET, 19TET, 36 notas/8va Pitagoriano (Harry Parch). Consonancias primordiais e niveis práticos de complexidade e estruturação.
Monday – Panorama of Contemporary Composition. Pluriculturalism. Expanding vocabulary. A universe of possibilities, embracing popular and erudite techniques. Mapping the territory: Sounds without a defined note – Modalism – Tonalism – Polymodalism – Polytonalism – Atonalism. Tuning systems: cultural meanings and organizational strategies. Microtonalism and tempered systems, practicality of 12TET. 17TET, 19TET, 36 notes/8va Pythagorean (Harry Parch). Primordial consonances and practical levels of complexity and structuring.

Terça-feira – Materiais: Ciclo de terças alternadas, triades sobrepostas, acordes gerando escalas. Mega-Modos, Escalas de 5, 6, 7, 8, 9, 10 notas. Pitch Class, equivalencia de oitava, ou não-equivalência, Distinções de timbre e registro. Matrizes de 4 vozes, matrizes de 6, 9, 12 vozes.Contraponto: Cracteristiccas melodicas de intervalos: segundas e terças – quartas e quintas. Conjuntos intervalares de Alan Forte. Complexidade disponível no sistema de 12 alturas. Especificidades de estruturas com diferentes numeros de notas por conjunto. As Geometrias da Música: do Neo-Riemannianismo a Dimitri Tymoczko. Gerando acordes e escalas em sistemas computacionais derivados do I Ching. 

Tuesday – Materials: Cycle of alternating thirds, overlapping triads, chords generating scales. Mega-Modes, Scales of 5, 6, 7, 8, 9, 10 notes. Pitch Class, octave equivalence, or non-equivalence, timbre and register distinctions. Matrixes of 4 voices, matrices of 6, 9, 12 voices. Counterpoint: Melodic characteristics of intervals: second and third – fourth and fifth. Alan Forte interval sets. Complexity available in the 12PC system. Specificities of structures with different numbers of notes per set. The Geometries of Music: from Neo-Riemannianism to Dimitri Tymoczko. Generating chords and scales in computer systems derived from the I Ching.

Quarta-feira – Forma: Do simples ao complexo. Circular Modal, Binario, Ternário, Livre (fantasia), Quaternário, as formas da Canção, Estrofe e Refrão, Rondo, Sonata, Extendendo o tempo: “Do colar de pérolas ás grandes estruturas em arco”, a Matrioska-Sonata. Estruturando obras de longa duração: Planejamento e execução, liberdade criativa e discurso musical conexo.  Estratégias de Mozart a Ligeti: De 2 a 12 vozes.
Wednesday – Form: From simple to complex. Circular Modal, Binary, Ternary, Free (fantasy), Quaternary, Song forms, Stanza and Chorus, Rondo, Sonata, Extending time: “From the string of pearls to the great arched structures”, the Matrioska-Sonata. Structuring long-term works: Planning and execution, creative freedom and related musical discourse. Strategies from Mozart to Ligeti: From 2 to 12 voices.

  • Discussão de composições de alunos.
    Discussion of student compositions.

Quinta-feira – Comunicação e Inteligibilidade: Antecipação e Surpresa. Simplicidade e Complexidade, Repetição e Variação. O familiar e o inusitado. Monocultura e Policultura. Estruturando obras de longa duração: Planejamento e execução, liberdade criativa e discurso musical coerente e integrado.  
Thursday – Communication and Intelligibility: Anticipation and Surprise. Simplicity and Complexity, Repetition and Variation. The familiar and the unusual. Monoculture and Polyculture. Structuring long-lasting works: Planning and execution, creative freedom, and coherent and integrated musical discourse.

  • Discussão de composições de alunos.
    Discussion of student compositions.

Sexta-feira – Leitura e gravação de composições dos alunos para piano: Sam Machado
Friday – Reading and recording of students’ compositions for piano: Sam Machado

 

João MacDowell

Apontado pela imprensa sueca como “um novo pensador do gênero” (Johanna Paulsson, Dagens Nyheter), o compositor brasileiro João MacDowell tem uma carreira que vai do punk à ópera. Atualmente atuando como diretor artístico da International Brazilian Opera Company – IBOC em Nova York, MacDowell teve sua primeira Sinfonia estreada pela Orquestra do Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília. É autor de cinco óperas, incluindo Tamanduá (Boston Metropolitan Opera Award) e O Sétimo Selo, baseado no icônico roteiro do filme de Ingmar Bergman. O compositor foi premiado duas vezes com residências da Fundação Ingmar Bergman Estate, na casa do diretor, foi ato de encerramento da cerimônia de abertura do Centenário de Bergman na igreja de Fårö, em 2018. A ópera Sétimo Selo estreou no Museu de Arte Moderna de Estocolmo (Moderna), em São Paulo, com solistas suecos, orquestra e coro do Conservatório de Tatuí. Outras obras do compositor incluem música de câmara, trilha sonora de filmes e canções.


Noted by the Swedish press as “a new thinker in the genre” (Johanna Paulsson, Dagens Nyheter), Brazilian composer João MacDowell has a career ranging from punk to opera. Currently serving as artistic director of the International Brazilian Opera Company – IBOC in New York, MacDowell had his first Symphony premiered by the Nacional Theater Orchestra, Brasília. He is the author of five operas, including Tamanduá (Boston Metropolitan Opera Award) and O Sétimo Selo, based on Ingmar Bergman’s iconic screenplay. The composer has twice been awarded two residencies by the Ingmar Bergman Estate Foundation at the director’s home and was the closing act of the Bergman Centenary opening ceremony at Fårö church in 2018. The opera Seventh Seal premiered at the Museum of Modern Art in Stockholm (Modern), in São Paulo, with Swedish soloists, orchestra, and choir from the Tatuí Conservatory. Other works by the composer include chamber music, film scores, and songs.

João MacDowell estará apresentando ao público da Casa Nobre composições selecionadas de seu livro de Prelúdios e Fugas interpretados pelo pianista Sam Machado em concerto no dia 19 de março de 2023.
João MacDowell will be presenting to the public at Casa Nobre selected compositions from his book of Preludes and Fugues interpreted by pianist Sam Machado in concert on March 19, 2023.

Sam Machado

Natural de Aracaju-SE, iniciou seus estudos na música com 8 anos de idade. Estudou piano no Conservatório de Música de Sergipe, lá foi aluno da professora Clese Noemia Mangueira (UFBA). fez Masterclass com o professor Dr. Carlos Yansen (UNICAMP). Simone Leitão, Tadeu Duarte.  Em 2015  aulas de piano como aluno especial na UFS, com o Prof. Dr. Eduardo Garcia (The University Of Arizona- EUA) . Em 2017 ingressou no bacharelado em Piano performance da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, teve aulas com  a Prof. Dra. Maria Bernardete Castelan Póvoas, e, também foi bolsista (IC) de sua pesquisa interdisciplinar sobre desempenho, técnica e interpretação pianística relacionada a argumentos de áreas que tratam do movimento humano. Também teve orientação com Prof. Dr. Maurício Zamith,Prof.   GUILHERME ANTONIO SAUERBRONN DE BARROS (Atualmente bolsista IC em Análise Musical), atualmente tem orientações de piano com a prof. Dra Thaís Nicolau Lopes.
Born in Aracaju-SE, he began his studies in music at the age of 8. He studied piano at the Sergipe Music Conservatory, where he was a student of Professor Clese Noemia Mangueira (UFBA). did a Masterclass with Professor Dr. Carlos Yansen (UNICAMP). Simone Leitao, Tadeu Duarte. In 2015 piano lessons as a special student at UFS, with Prof. doctor Eduardo Garcia (The University Of Arizona- USA) . In 2017, he entered the bachelor’s degree in Piano performance at the State University of Santa Catarina – UDESC, took classes with Prof. Dr. Maria Bernardete Castelan Póvoas, e, was also a scholarship holder (IC) for her interdisciplinary research on piano performance, technique and interpretation related to arguments in areas that deal with human movement. He also had guidance with Prof. doctor Maurício Zamith, Prof. GUILHERME ANTONIO SAUERBRONN DE BARROS (Currently an IC Scholar in Musical Analysis), currently has piano supervision with prof. Dr Thaís Nicolau Lopes.

Sam Machado vem se destacando no cenário da música de câmara, e também como solista em recitais acadêmicos. Colabora como acompanhador e correpetidor com cantores e instrumentistas de diversas vertentes e estilos musicais.
Sam Machado has made a name for himself in the chamber music scene, as well as as a soloist in academic recitals. Collaborates as an accompanist and co-repeater with singers and instrumentalists of different musical styles.

__________________________________________

Guarda do embau workhop by Athena Azevedo